terça-feira, 25 de abril de 2017

Alimentos biofortificados são apresentados em congresso em Teresina

A biofortificação de alimentos é um dos temas que serão apresentados pela Embrapa durante o I Congresso Brasileiro de Alimentos e Nutrição (CONBAN) que acontece em Teresina, Piauí, de 26 a 28 de abril, no Gran Hotel Arrey.
A Embrapa Meio-Norte terá um estande no evento onde apresentará tecnologias desenvolvidas com feijão-caupi e batata-doce biofortificados, ou seja, produtos enriquecidos com vitaminas e minerais que contribuem para a melhoria da saúde nutricional dos seres humanos, frutos do Projeto Biofortificação de Alimentos (Biofort).
O Biofort é um projeto responsável pela biofortificação de alimentos no Brasil, coordenado pela Embrapa Agroindústria de Alimentos, que aspira diminuir a desnutrição e garantir maior segurança alimentar às populações de regiões carentes em alimentos de alto valor nutritivo. A essência do projeto é enriquecer alimentos que já fazem parte da dieta da população, por meio do aumento dos teores de ferro, zinco e vitamina A.
A pesquisadora da Embrapa, Semíramis Ramos, falará sobre o “Programa de Biofortificação de Alimentos no Brasil” em conferência presidida pelo também pesquisador Maurisrael Rocha.
O “Melhoramento genético aliado ao desenvolvimento de novos produtos alimentícios” é o tema da mesa redonda que contará com a participação, como debatedores, dos pesquisadores Kaesel Damasceno, Semíramis Ramos e Jorge Hashimoto. A Embrapa Meio-Norte, em Teresina, coordena o Programa Nacional de Melhoramento Genético do Feijão-caupi, responsável pelo desenvolvimento de cultivares melhoradas visando à melhoria dos grãos e da qualidade nutricional, além das pesquisas com novos produtos, como os salgadinhos de feijão-caupi extrusados, em fase de desenvolvimento.
Sobre o evento -  I CONBAN contará com a presença de docentes de várias universidades do país e tem o desafio de apresentar propostas de trabalhos que permitam reflexões sobre as relações profícuas e complexas entre a Nutrição Funcional, Saúde e a Sustentabilidade Ambiental.
Durante o Congresso, serão abordados temas como: Métodos in vitro para a determinação da capacidade antioxidante de compostos bioativos; Nutrição, atividade física e saúde perspectivas e desafios no tratamento do excesso de peso e obesidade; No decurso do Congresso serão apresentadas Conferências, mesas-redondas, minicursos, apresentação de trabalhos nas modalidades comunicação oral e pôster.
O evento, organizado pela Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos - SBCTA, será realizado em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), o Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição e o Programa de Educação Tutorial (PET).

Nenhum comentário: