segunda-feira, 17 de abril de 2017

Brasil começa a produzir papel de palha de cana-de-açúcar


 

As plantas sempre foram a principal matéria-prima para criar papel. Começou com o papiro, passou pela casca de amoreira e cânhamo, até chegar nas árvores de eucalipto para extrair celulose – matéria-prima atual. E ao que tudo indica, a próxima será a palha de cana-de-açúcar.
Foi instalada em Lençóis Paulista, no interior do estado de São Paulo, a FibraResist, a primeira fábrica capaz de produzir papel a partir da celulose da palha de cana-de-açúcar. A tecnologia, pioneira no mundo, é o resultado de seis anos de estudo.
Com capacidade para fabricar 72 mil toneladas por ano, o processo de produção é simples. Em um primeiro momento, a palha é triturada e limpa. Em seguida, é acrescentado um produto químico para separar a fibra da celulose. A fibra é reidratada e transformada em uma pasta, que será utilizada na fabricação de cartolina, papel jornal e papel tissue (papel higiênico e guardanapos).
Ao contrário da fabricação do papel convencional (feito com celulose), a produção a partir da palha de cana-de-açúcar apresenta diversos benefícios tanto para o meio ambiente, quanto para as empresas.
Além de não emitir gases poluentes, reduz em quase 4% a quantidade de matéria-prima utilizada. Para produzir uma tonelada de papel é necessário aproximadamente 3,7 toneladas de bagaço de cana. Enquanto a indústria de celulose chega a utilizar até 14 toneladas de eucalipto para produzir a mesma quantidade do produto.
“Transformamos um subproduto em matéria-prima, desenvolvendo um processo que, além de dar à palha da cana-de-açúcar uma destinação sustentável, é livre da emissão de CO2 e outros gases poluentes, porque é um processo totalmente a frio, feito todo em temperatura ambiente”, explicou Mario Welber, relações públicas da FibraResist.
Operando com apenas 25% da capacidade, a fábrica pretende aumentar gradualmente sua produção, trabalhando em parceria com cooperativas da região, gerando novos empregos.
 Com informações da Revista Exame

Nenhum comentário: