quarta-feira, 5 de abril de 2017

Chineses criam painéis solares que funcionam à noite

Produto promete reduzir os custos de captação de energia solar.
Mesmo quando há pouca luminosidade, painel segue gerando energia.| Foto:iStock |
Mesmo quando há pouca luminosidade, painel segue gerando energia.| Foto:iStock |
Duas universidades chinesas se uniram para desenvolver um painel solar revolucionário que promete gerar energia mesmo em dias chuva, nevoeiro e até à noite. Para isso, foi utilizado um material diferente dos tradicionais chamado de LPP (sigla em inglês para “fósforo de longa persistência”).
Com o LPP, o painel é capaz de armazenar energia solar durante o dia e as células solares continuam a produzir energia elétrica mesmo quando há pouca luminosidade. A eficiência da tecnologia está exatamente na conversão de eletricidade. “Só a luz parcialmente visível é que pode ser absorvida e convertida em eletricidade, mas esta matéria (LPP) pode armazenar energia solar a partir de luz não absorvida e próxima da infravermelha”, explica Tang Qunwei, da Universidade Oceânica da China.
Essa capacidade de gerar energia contínua durante dia e noite ganhou notoriedade em revistas científicas, que publicaram o trabalho de Qunwei e seu parceiro Yang Peizhi, professor da Universidade Pedagógica de Yunnan. Com suas equipes, os dois chegaram a um produto que promete reduzir os custos de captação de energia solar.

No ano passado, o CicloVivo falou sobre outra invenção chinesa também bastante interessante: um sistema que gera energia solar a partir da chuva.

Nenhum comentário: