quarta-feira, 12 de abril de 2017

EMPARN investe em suas bases experimentais



Com o objetivo de fortalecer a atuação voltada para a agricultura familiar, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) vem realizando investimentos em suas bases experimentais espalhadas por quase todas as regiões do estado. São nessas estações de pesquisa que a empresa desenvolve o cultivo de sementes certificadas, de grãos, frutas e a criação de animais bovinos, caprinos, e ovinos, além do projeto da ave caipira.
Nas bases localizadas no Vale do Assu, em Ipanguaçu e no Distrito de Irrigação do Baixo Assu (DIBA), por exemplo, a empresa estadual de pesquisa vem realizando o plantio de sorgo forrageiro, variedade Ponta Negra, de elevada produtividade de sementes certificadas, mesmo com escassez hídrica, além de utilizar a palhada ou restolho para a produção de silagem que alimenta os animais do seu rebanho.
ESTAÇÕES
A Estação Experimental do DIBA, com 18 anos de atividade, ocupa uma área de 50 hectares, com um pivô central para irrigação de 12,5 hectares, utilizando a água do canal de irrigação. A produtividade é de quatro toneladas de sorgo por hectare, embora tenha capacidade para elevar essa produção e plantar sementes de outras culturas.
Na Estação Experimental de Ipanguaçu, a EMPARN tem hoje dois pivôs centrais para irrigação de áreas plantadas com sementes. Ao todo, a base de pesquisa tem 98 hectares, sendo atualmente ocupada por sete hectares de sorgo Ponta Negra e mais 50 hectares com preparo do solo para o plantio de sementes de sorgo forrageiro, na modalidade sequeiro, com o aproveitamento do período chuvoso. A estação existe há cerca de 40 anos, voltada para pesquisa de campo, inclusive, de fruticultura irrigada de banana, além de milho, feijão e sorgo.
Nas duas bases a EMPARN mantém uma estrutura básica de escritório e casas para os responsáveis pela administração, armazéns para abrigar os tratores e implementos agrícolas como plantadeiras, colheitadeiras e locais de armazenagem de adubo e corretivo de solo.

Nenhum comentário: