terça-feira, 25 de abril de 2017

EMPARN promove seminário técnico com temas ligados ao agronegócio



Pesquisadores, técnicos e demais interessados participaram na manhã desta segunda-feira (24) do seminário técnico do mês de abril, no auditório da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN). Foram abordados dois temas de interesse do agronegócios do RN, sendo o primeiro pelo economista Aldemir Freire, chefe da unidade do IBGE no Estado, que mostrou um “Panorama da Agropecuária Potiguar”. Em seguida, o pesquisador da EMBRAPA, Jaeveson Silva, falou sobre o “Tamanho de maniva no cultivo irrigado da macaxeira.
Ao abordar a situação da agropecuária potiguar, o economista Aldemir Freire fez um histórico mostrando que a economia do RN tinha no passado suas raízes na cana-de-açúcar, no litoral, e a pecuária e culturas alimentares como feijão e mandioca, no interior. Anos depois, foi introduzida a cultura do algodão que acabou sendo dizimada pela praga do bicudo e secas constantes. No entanto, foi o algodão que garantiu renda às famílias tendo alcançado mais de meio milhão de hectares plantados.
Ainda de acordo com Aldemir, o valor bruto da produção agropecuária do RN está calculado atualmente em torno de R$ 2 bilhões, com destaque para o complexo sucroalcooleiro e a fruticultura irrigada. O Censo Agropecuário vai ser iniciado este ano começando em 1º de outubro e seguindo até abril de 2018, com a contratação de 400 servidores temporários. O levantamento vai mostrar um quadro mais realista do agronegócio do Rio Grande do Norte.
Na segunda palestra, o pesquisador Jaeveson Silva, que trabalha no escritório da EMPARN, na Ufersa, em Mossoró, disse que a demanda atual por maniva de macaxeira é crescente, com empresas já produzindo para atender a procura. Ele fez uma demonstração, com gráficos e fotografias, sobre o cultivo da maniva, cuidados fitossanitários, qualidade do material de plantio e seleção. O Projeto Reniva que está levando conhecimento ao produtor rural está se expandindo pela região do Alto Oeste, com o método de multiplicação rápida, bem diferente do plantio tradicional, com ganhos de produtividade superiores.  

Nenhum comentário: