terça-feira, 25 de abril de 2017

Famílias conquistam cisternas e se capacitam em Gerenciamento de Recursos Hídricos

Famílias, durante o encontro sobre GRH (Foto cedida)
Famílias, durante o encontro sobre GRH (Foto cedida)
As 122 famílias de Tenente Laurentino Cruz, que conquistaram as cisternas da primeira água, participaram do curso de Gerenciamento de Recursos Hídricos (GRH), nos dias 20 e 21 deste mês, na Escola José Antônio, zona rural daquele município. Tenente Laurentino Cruz fica situado na Serra de Santana, região Seridó do Rio Grande do Norte. Depois das informações gerais sobre o programa de Cisternas da Primeira Água e sobre o Contrato firmado entre o Seapac e o Governo do Estado, através da Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SETHAS), as foram divididas em quatro turmas, para facilitar a assimilação de conhecimentos sobre o GRH.
Nos dois dias do curso, as famílias apreendem conhecimentos sobre como usar a água nos afazeres domésticos, como evitar a contaminação da água de chuva colhida do telhado e armazenada na cisterna e como fazer a manutenção da cisterna para preservar a tecnologia e a qualidade da água. Cada cisterna tem capacidade de armazenar até 16 mil litros de água de chuva, que dá para atender a uma família de até 5 pessoas por um período de 8 meses de estiagem, se não houver desperdício.
A construção das cisternas, por parte dos cisterneiros, todos capacitados para esse trabalho específico, deverá começar dentro dos próximos 15 dias, conforme informação do coordenador da Linha de Convivência com o Semiárido, Agrônomo Damião Santos. A previsão inicial era levar essa tecnologia social para 192 famílias, mas só 125 se enquadraram nos critérios do contrato. Dessas, houve desistências de algumas e entrada de outras, ficando definidas as 122, já capacitadas.


Nenhum comentário: