sexta-feira, 7 de abril de 2017

SEAPAC articula instalação de Horto Florestal na cidade de Encanto

Reunião realizada na Chefia de Gabinete da Prefeitura de Encanto (Foto cedida)
Reunião realizada na Chefia de Gabinete da Prefeitura de Encanto (Foto cedida)
A instalação de um Horto Florestal no município de Encanto, região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte, vem sendo articulada pelo Seapac, através dos agrônomos Carlos Georg e Fabrício Edino, junto à prefeitura daquela cidade. O processo foi iniciado através das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e da Agricultura, com a chefia de Gabinete do Município, e recebe o apoio do Prefeito, Atevaldo Nazário da Silva, e do vice-Prefeito, Raimundo Nonato Nogueira. Conta, também, com a colaboração de técnicos da EMATER e o envolvimento do Pároco da cidade, Pe. José Mário.
A proposta também contempla os objetivos da Campanha da Fraternidade 2017, que vem provocando discussões e reflexões sobre os biomas brasileiros, muitos dos quais ameaçados pelo desmatamento. Para Fabrício e os que estão envolvidos no processo de criação do Horto, esse trabalho beneficiará as famílias do campo e da cidade. “A proposta visa a produção de mudas frutíferas, arbóreas, ornamentais, medicinais e de plantas nativas”, informa o agrônomo do Seapac.
Impactos
Os técnicos do Seapac também destacam que o Projeto do Horto vai trazer impactos importantes para as famílias da cidade e do campo. “Vai impactar na melhoria da alimentação das famílias e da renda, porque elas poderão produzir frutas como acerola, goiaba, pinha, caju, manga, graviola, cajarana, cajá, umbu e plantas medicinais, e com isso melhorar a alimentação e gerar renda, com a venda do excedente da produção”, comentou o Agrônomo. Dentre os impactos, Fabrício também elenca arborização e ornamentação da cidade e o aumento de plantas nativas do Município, como os Ipês, Caraíbas, Craibeiras, Aroeiras e outras.
Durante reunião realizada ontem, 05 de abril, com o vice-Prefeito e representantes das Secretarias de Meio Ambiente e da Agricultura, e chefia de gabinete, ficou definido que o horto será instalado na comunidade Encanto de Cima, em terreno cedido pelo vice-Prefeito, e que fica próximo da cidade e do açude do Município. A prefeitura entrará com o material necessário para o funcionamento do horto e o Seapac dará assistência técnica. O Horto será coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente, que tem como titular Ana Patrícia Nogueira do Rego.

Também serão feitos contatos com duas empresas. Uma de produção de sucos, para possível compra das frutas produzidas pelas famílias, e uma cerâmica. A proposta é que a cerâmica utilize o resto de podas da cidade, principalmente os galhos mais grossos, enquanto as folhas e os galhos finos serão usados na produção de adubo orgânico para o horto e para a arborização da cidade.

Nenhum comentário: