sexta-feira, 2 de junho de 2017

Agropecuária puxa economia brasileira

Conjuntura

PIB do setor cresce 13,4% no 1º trimestre do ano, a maior alta em mais de 20 anos

 

O crescimento de 13,4% do PIB da agropecuária no primeiro trimestre deste ano, em relação ao anterior, é a recuperação daquilo que perdemos no ano passado, disse Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), ao comentar o resultado do Produto Interno Bruno) de janeiro a março, divulgado nesta quinta-feira (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O PIB do Brasil avançou 1% no período, na comparação com o quarto trimestre de 2016.
A agropecuária foi o principal destaque, tendo registrado a maior expansão em mais de 20 anos. Foi o maior crescimento desde o 4º trimestre de 1996. A safra recorde de grãos 2016/2017 ajudou a impulsionar o resultado. O clima favorável é o principal fator para o aumento da produção. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima uma produção de 232 milhões de toneladas de grãos neste ciclo agrícola.
“Foram mais de 30 milhões de toneladas de grãos que perdemos no ano passado por problemas de frustração de clima”, assinalou o ministro. “Quando você tem maior volume de mercadoria, há mais fretes, aumento do consumo de combustíveis e pneus, mais pessoas empregadas e maior procura por serviços.”
De acordo com Maggi, o bom desempenho da agropecuária tem reflexos em todo a economia. “Indiretamente, a agricultura impulsiona a economia porque tem um volume maior de produção. Até com preços menores que o ano passado. Se tivéssemos mantido os mesmos preços do mercado internacional de 2016 com a produção que temos, talvez alcançássemos um crescimento em torno de 17%”.
O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia.

Nenhum comentário: