quarta-feira, 21 de junho de 2017


Um capim com ótimo aproveitamento no semiárido brasileiro

capim gramãoÉ o capim-gramão, uma variedade Aridus, cultivar Callie, que vem se revelando uma das alternativas que o produtor usar para obter forragem de qualidade na região do Semiárido brasileiro. Na Embrapa Caprinos, o capim–gramão passou por várias avaliações e em todas apresentou excelentes características, como: resistência à seca; ao pisoteio; a pragas e doenças; alta produção de forragem pastável; fácil e de rápido estabelecimento, porque pega com facilidade e rapidez; agressividade; alta palatabilidade, que permite que os animais consomam bem e possui bom valor nutritivo.
Outra característica importante do capim-gramão para o Semiárido é a de que o crescimento dos estolhões também ocorrem na época seca, mesmo em solos de baixa fertilidade, como a maioria das terras encontrados no Nordeste brasileiro.
Com a caatinga raleada enriquecida com capim-gramão e adubada com 50 kg de sulfato de fósforo, usando 1 ovelha/ha/ano, houve uma produção média de 100kg de peso vivo/ha/ano. A mesma área de caatinga raleada produziu 20kg de peso vivo/ha/ano, utilizando uma área de 0,5ha/ovelha/ano. A utilização do capim-gramão para o enriquecimento da caatinga raleada representa um ganho de 400% em relação à caatinga simples.

Nenhum comentário: