terça-feira, 8 de agosto de 2017

Emater-RN recebe homenagem durante abertura da Agropec Semiárido 2017



A Emater-RN foi uma das instituições homenageadas durante a abertura da Agropec Semiárido 2017, que aconteceu ontem no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. A diretora geral Cátia Lopes recebeu a comenda das mãos do diretor da Federação da Agricultura e Pecuária do RN (Faern), José Álvares Vieira, ao lado de outras autoridades representantes de entidades que, direta ou indiretamente, contribuem para o desenvolvimento do setor agropecuário estadual.
Durante os dois dias de evento, a Emater-RN vai expor novas tecnologias aplicáveis no semiárido nordestino, como forma de incrementar mais renda para o agricultor familiar -  como a pocilga móvel, voltada para a criação de suínos e animais de pequeno porte; a aquaponia, que viabiliza de forma integrada a criação de animais aquáticos e hortas, sem necessidade do solo para o plantio; e técnicas mais simples de silagem, que permitem de forma prática a conservação de reservas estratégicas de forragem para o rebanho em períodos de seca. Essas tecnologias são expostas na Arena 3 do parque, a partir desta tarde.
Durante a abertura, o presidente da Faern, José Álvares Vieira, destacou a necessidade de investir em novas tecnologias para que o semiárido torne-se rentável. "O semiárido não deve crescer apenas esperando pea chuva, mas através de conhecimento e tecnologia", frisou. A aliança feita com o Governo do Estado, segundo Vieira, foi fundamental para a concretização da Agropec no Rio Grande do Norte - através da Secretaria Estadual da Agricultura, Emater-RN, Emparn e Idiarn.
Durante o seminário, o govrnador Robinson Faria apresentou o detalhamento dos investimentos na agricultura e pecuária do RN. Em poucos mais de três anos, o governo já investiu R$ 162 milhões em programas e ações para impulsionar o crescimento do setor.
“Apenas neste ano, já empregamos mais de R$ 6 milhões na aquisição de 645,6 toneladas de sementes para distribuir aos agricultores em todo o estado. Além disso, conseguimos a dominialidade do terminal pesqueiro junto ao Governo Federal e a estimativa é que o local já esteja funcionando até o final de 2017, fomentando a cadeia da pesca e criando novas oportunidades”, informou o governador.
O chefe do Executivo potiguar enfatizou também as leis da Carcinicultura e das queijeiras, que regulamentam e fiscalizam as atividades. “Formalizamos duas importantes cadeias produtivas que geram emprego e renda para o Rio Grande do Norte”, salientou Robinson.
APLICATIVO - Outra inovação apresentada na Agropec 2017, uma parceria entre a Emater-RN e o Senar, é o aplicativo denominado Ceres Bovinocultura - uma extensão do Ceres Cidadão e já disponível para download nos celulares com sistema operacional Android.
O aplicativo é útil para o pequeno produtor controlar e registrar a produção leiteira, o rebanho, número de nascimentos, estatísticas e controle de custos. Este será o primeiro de uma série e poderá ser acessado off line (sem necessidade de o usuário estar conectado à internet).

Nenhum comentário: