segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Governo denuncia desvio de água do São Francisco na Paraíba

Abastecimento

Equipes do Ministério da Integração constataram que agricultores estão desviando as águas do Velho Chico para plantações

 Região enfrenta maior estiagem dos últimos 100 anos
Região enfrenta maior estiagem dos últimos 100 anos

Equipes técnicas do Ministério da Integração Nacional constataram que agricultores estão desviando as águas do rio São Francisco para plantações ao longo do rio Paraíba, apesar de a região enfrentar a maior estiagem dos últimos 100 anos. Na última semana, a pasta solicitou apoio do Ministério Público do Estado da Paraíba.
O pedido é que o Ministério Público assegure que as águas do Eixo Leste do Projeto de Integração sejam utilizadas, prioritariamente, para o abastecimento humano e animal, conforme determina a outorga da Agência Nacional de Águas (ANA), de 2005.
De acordo com análise técnica, as ligações indevidas já desviaram cerca de 20 milhões de metros cúbicos das águas do São Francisco nos últimos 2 meses. A retirada está sendo feita ao longo dos mais de 100 quilômetros do leito natural do rio Paraíba.
São atendidas 18 cidades da região metropolitana de Campina Grande, além do município de Monteiro – onde termina o canal do Eixo Leste do Projeto São Francisco. Cerca de um milhão de pessoas dependem do fornecimento.
O Ministério da Integração registrou ainda denúncia na 14ª Delegacia Seccional de Polícia Civil, em Sumé (PB), em razão dos aterramentos encontrados dentro do leito do rio Paraíba. As estruturas contribuem para a redução da vazão no curso d'água do manancial.
As águas do São Francisco percorrem o curso do rio Paraíba e chegam até o reservatório Epitácio Pessoa, em Boqueirão (PB). Atualmente, o açude está com volume menor do que o previsto: 32,1 milhões de metros cúbicos. A expectativa inicial era que Epitácio Pessoa já tivesse superado os 38 milhões de metros cúbicos.
O uso indevido e não autorizado da água tem impactado diretamente no cronograma de racionamento das cidades paraibanas. Como o Projeto está em fase de pré-operação, a utilização do Velho Chico para outros usos, neste momento, pode colocar em risco a segurança hídrica da população do estado da Paraíba.

Nenhum comentário: