terça-feira, 17 de outubro de 2017


Animais da Emparn tem destaque em torneios e julgamentos da Festa do Boi



A qualidade genética do rebanho da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte foi comprovada durante a Festa do Boi 2017. Nas pistas de julgamento da exposição, a empresa conquistou os títulos de Melhor Expositor e Melhor Criador da raça Pardo Suíça, Melhor Expositor e Melhor Criador da raça Guzerá e Melhor Criador da raça Gir. Nas categorias individuais, as premiações foram diversas, como por exemplo as de Grande Campeã Bezerra, Grande Campeã Júnior, Grande Campeã Vaca Jovem e Grande Campeã Fêmea.
No torneio leiteiro da raça Guzerá, a vaca ‘Folhagem’ da Emparn conquistou o título de Campeã com a produção de 18,7 kg/dia. A vaca ‘Gentileza’, da Emparn, conquistou o título de Reservada Campeã com a produção de 18,2 kg/dia. Na raça Gir, a vaca ‘Cabaña’ da Emparn levou o título de Campeã Vaca Jovem, com a produção de 17,5 kg/dia.
Os títulos são resultado de um trabalho de pesquisa realizado com afinco por pesquisadores e técnicos empenhados em elevar a qualidade genética do rebanho potiguar. Os animais são manejados dentro de um programa de seleção e melhoramento com mais de 25 anos de atividades, utilizando sêmen importado ou touros provados nacionais.
A Emparn se preocupa em democratizar a disponibilização dos animais de seus rebanhos para as diferentes regiões do estado e por isso realiza ou participa de cinco leilões anuais nos municípios de Caicó, Currais Novos, Mossoró, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante. O tradicional leilão na Estação Experimental Felipe Camarão - Fazenda Rockfeller, fechando o calendário de leilões de 2017, inclusive já está agendado para o dia 25 de novembro. Para os criadores potiguares trata-se de uma oportunidade de adquirir animais de alto valor genético, mediante pagamento facilitado.

Nenhum comentário: