terça-feira, 17 de outubro de 2017

Emater-RN finaliza cursos de inseminação artificial em Caicó

Emater Caicó
Curso iniciou em agosto e aconteceu em Caicó e Parelhas

Os produtores rurais de Caicó encerraram ontem, dia 16 de outubro, a série de cursos oferecidos pela Emater-RN voltados para a teoria e a prática da inseminação artificial em bovinos.
 O objetivo da iniciativa é fortalecer a cadeia produtiva da bovinocultura leiteira da região, através do melhoramento genético dos animais. O curso foi dividido em módulos, iniciados em agosto passado.
O curso foi fruto de uma parceria entre a instituição, a ALTA Genetics (multinacional na área de inseminação) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caicó.
Segundo o técnico da Emater em Caicó, Francisco Guaraci Gomes, os jovens receberam gratuitamente uma dose de sêmen de touros provados. “Certamente esse trabalho fortalecerá o melhoramento genético do rebanho bovino do Seridó e, com os jovens dominando essa técnica, será uma fonte de renda para eles ", disse Guaraci Gomes. O mesmo curso aconteceu também no município de Parelhas para médios produtores da região. Somando os dois municípios, foram capacitados 24 produtores.
O responsável pelas aulas e pelo acompanhamento técnicos das equipes nos municípios foi o médico veterinário da Emater Regional de Caicó, Jerônimo Correia. A programação do curso incluiu informações sobre acesso ao crédito rural voltado à prática da inseminação, uma vez que a instituição é credenciada e habilitada para elaboração desses projetos de crédito para aquisição de sêmen e de botijões de nitrogênio, entre outros itens. 

Nenhum comentário: