segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Integrantes de missão técnica conhecem tecnologias de manejo e reserva alimentar de caprinos e ovinos

Adilson Nóbrega - Técnico Gilberto Schleich orienta participantes da missão sobre avaliação de escore corporal
Técnico Gilberto Schleich orienta participantes da missão sobre avaliação de escore corporal
Um grupo de 30 pessoas, composto por produtores rurais, técnicos agropecuários e gestores públicos da região da Baixada e Litoral Ocidental do Maranhão, conheceu propriedades rurais e tecnologias para manejo de animais e reserva alimentar em Sobral (CE), nos dias 26 e 27 de setembro. A comitiva integrou missão técnica, coordenada pelo Sebrae, que visitou os campos experimentais da Embrapa Caprinos e Ovinos, além de propriedades com as quais a empresa desenvolve parcerias em projetos de pesquisa. O objetivo da missão foi atualizar e ampliar conhecimentos sobre soluções tecnológicas úteis para a produção local e para organização da 10ª edição da Expocapril (exposição local de caprinos e ovinos), que acontece de 15 a 19 de novembro, em Bequimão (MA).
Na terça-feira (26), o grupo conheceu as experiências de projetos na Fazenda Lagoa Seca, em Cariré (CE) e na comunidade Sítio Areias, em Sobral. Na fazenda, acompanhou experiências de sistema de produção de ovinos em uma realidade de produtor de ovinos de médio porte. Na comunidade, observaram o resultado de redesenho de sistemas locais de agricultores familiares, com foco em agroecologia.
A visita foi concluída nesta quarta-feira (27), na Fazenda Três Lagoas, campo experimental da Embrapa Caprinos e Ovinos. Os participantes da missão tiveram informações sobre manejo de rebanhos, ministradas pelo analista Alexandre Monteiro e pelo técnico Gilberto Schleich, com destaque para a importância dos registros para escrituração zootécnica, análise de escore corporal, controle de verminose e linfadenite caseosa, além de informações sobre estação de monta.
Na sequência, o analista Lucas Oliveira apresentou técnicas para manejo da caatinga, como o raleamento (retirada de árvores de menor potencial forrageiro para favorecer entrada de luz e rebrota de sementes), rebaixamento (poda de árvores para tornar forrageiras mais acessíveis aos animais) e enriquecimento (inserção de espécies de gramíneas para compor pasto cultivado). Lucas também mostrou técnicas de silagem para reserva alimentar dos rebanhos e traçou orientações sobre suplementação de animais.
Para os participantes, mesmo com as diferenças de vegetação e condições climáticas entre semiárido e região da Baixada/Litoral maranhense, a visita da missão foi válida e trouxe informações relevantes para a produção local. Um dos pontos mais destacados foi a possibilidade de manter animais com nutrição, desempenho e ganho de peso satisfatório em uma região que passa por períodos de escassez de alimento no pasto nativo, em virtude da irregularidade de chuvas.
“O que tivemos aqui foi um choque de cultura: vermos uma área em condições muito adversas, sob nosso ponto de vista, mas onde os animais se mantêm e com um padrão de carcaça invejável. Ver a forma como os animais aqui se alimentam foi um aprendizado e um divisor de águas. Chegamos aqui com um conceito, saímos com outro”, destacou Leônidas Almeida, produtor rural e presidente da Associação dos Criadores e Criadoras de Ovinos e Caprinos de Bequimão (ACCOCBEQ). Segundo ele, a intenção é aproveitar a Expocapril e outras formas de interação entre os produtores locais para repassar conhecimentos que viram na passagem por Sobral. “Queremos disseminar as informações, ver todos fazendo manejo de forma correta e não somente um grupo isolado”, reforçou ele.
A produtora rural Janete Cleia, do município de Central do Maranhão (MA), também reforçou a eficiência alimentar como um dos pontos de destaque na visita. “É uma novidade muito grande ver como animais conseguem engordar em um local de pastagem seca”, disse ela, que mantém rebanho de 250 animais, entre caprinos e ovinos, voltados para produção de carne. Para ela, a realidade vista traz um aprendizado: “temos uma condição muito favorável, o que precisamos é ter atenção ao nosso manejo”.
Gestão e empreendorismo
A comitiva da missão técnica do Sebrae também incluiu gestores públicos, como o prefeito de Central do Maranhão, Ismael Monteiro. Segundo ele, a visita é um incentivo a que os criadores locais passem a ver caprinocultura e ovinocultura como atividades que possam gerar mais renda.
“Apesar de termos boas áreas para produção, ainda vemos produtores com plantel pequeno. É preciso sair de uma mentalidade de criação para a de produção e o objetivo é apoiar da melhor maneira possível os produtores, com apoio técnico e conhecimento”, afirmou ele.
Segundo Larissa Leite, coordenadora de Agronegócio e Desenvolvimento Territorial do Sebrae-MA, além de aprofundar conhecimento sobre tecnologias, a visita desperta o interesse em qualificar eventos ligados às cadeias produtivas na região, valorizando o empreendedorismo no espaço rural. “Um evento que hoje é somente feira gastronômica pode integrar capacitações e encontros de negócios entre agricultores e restaurantes, para divulgação de produtos”, exemplificou ela.
Integraram a comitiva da missão técnica profissionais de oito municípios de oito municípios da Baixada e do Litoral ocidental maranhense: Pinheiro, Bequimão, Alcântara, São João Batista, Cajapió, Mirinzal, Central do Maranhão e São Bento. Além da Embrapa, eles tiveram reuniões com a Prefeitura Municipal de Sobral e a gerência regional do Sebrae no município, onde conheceram a proposta do I Fest Carnes – Festival da Carne Caprina e Ovina, evento que terá início em Sobral nesta quinta-feira (28), realizado pela prefeitura e Sebrae, com apoio da Embrapa e outras entidades parceiras.

Nenhum comentário: