terça-feira, 3 de outubro de 2017

Minas Gerais registra recorde na produção de milho

milho14O estado de Minas Gerais encerrou a safra de grãos 2016/17 com incremento de 16,7% na produtividade, chegando a mais de 14 milhões de toneladas, de acordo com levantamento divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Um novo recorde de produtividade para o Estado.
Apesar do bom desempenho e da grande safra, as perspectivas futuras preocupam os produtores. Segundo Daniel Guimarães, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, apesar dos bons resultados, produtores e especialistas estão preocupados com as previsões climáticas dos próximos meses. O pesquisador disse que as tendências mostram uma possibilidade alta de seca, o que prejudicaria o início das plantações. “Alguns modelos climáticos estão indicando chuva abaixo da média na região, e isso pode impactar safras, como a de soja e a safrinha de milho”, diz.

O problema pode ir ainda mais além. Segundo Daniel, a produção do grão em outras regiões do país já sofre com o tempo seco. “No Nordeste, uma seca fortíssima impactou a plantação. No Vale do São Francisco, há uma estiagem longa que está afetando muitos produtores”, diz.

Nenhum comentário: