quinta-feira, 15 de março de 2018

CONTAG em defesa da água e da agricultura familiar

A secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Rosmari Malheiros, fez a defesa da água e da agricultura familiar, na Audiência Pública: Água como Direito - A visão da sociedade Civil e o Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA 2018), que aconteceu na tarde desta quarta-feira (14), no Senado Federal.
 
 
Além da secretária da CONTAG, também fizeram a defesa da água como um direito e não mercadoria, o coordenador nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Iuri, a coordenadora Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), Francinete, o assessor da ONG Cáritas Brasileira João Paulo Couto e o  assessor da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), Edson Aparecido da Silva. 
 
 
A secretária da CONTAG, fez a defesa da água como elemento fundamental à agricultura familiar e denunciou aos senadores(as) e a vários convidados(as) da sociedade civil e do poder público  que o “Fórum Mundial da Água” é um encontro dos grandes grupos econômicos que defendem a privatização das fontes naturais e dos serviços públicos de água. 
 
"Destaco aqui a importância fundamental da água para a agricultura familiar, desde a plantação, a comercialização, o consumo próprio e até como caminho dos povos da Amazônia e de tantas outras regiões. Portanto, essa proposta de comercialização da água, afirmada pelas grandes multinacionais, no Fórum Mundial da Água (FMA), é inadmissível, pois prejudicará principalmente os povos quase sempre excluídos, sendo as mulheres as mais prejudicadas. Que todos(as) saibam, que a nossa mobilização só está começando. A CONTAG, as Federações e os Sindicatos seguirão em defesa da água, para que possamos continuar colocando na mesa do povo brasileiro, alimentos saudáveis e com variedade", ressaltou Rosmari Malheiros.  
 
 
E destacou a importância do Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA 2018). "O FAMA irá promover a tomada de consciência política da sociedade para que ela se apodere dos destinos do uso da água em cada lugar no mundo. Trazemos a defesa defesa pelo  controle social das fontes de água, o acesso democrático à água, a luta contra as privatizações dos mananciais, as barragens e em defesa dos povos atingidos, serviços  públicos de água e saneamento e as políticas  públicas necessárias para o controle social do uso da água e preservação ambiental", destacou a secretária da CONTAG, Rosmari Malheiros.
 
Presente na audiência, a senadora Regina Souza (PT-PI), aproveitou para destacar a importância da CONTAG e das organizações sociais, no fortalecimento do FAMA. "Eu parabenizo a CONTAG e demais organizações sociais pela construção do FAMA, pois nesse momento o mundo inteiro está preocupado com a questão da água. É hora de ouvir o grito da população de que não pode privatizar água, pois a agricultura familiar precisa dela para colocar alimentos na nossa mesa. A água precisa está disponível para os pequenos agricultores(as) familiares que são os(as) que mais investem na nossa sobrevivência", destacou a senadora.
 
 
Já o senador Jorge Viana (PT-AC) pontou que: "a gente não pode deixar que o comércio e ganância siga conduzindo as vidas no planeta. O FAMA precisa ter apoio porque é a voz da sociedade civil. É o Fórum que está perto das pessoas, dos problemas do povo brasileiro e dos desafios que nós temos".
 
O senador aproveitou para anunciar que apresentou uma proposta para mudar a Constituição do Brasil, incluindo no artigo 5º da constituição "A ÁGUA COMO UM DIREITO HUMANO", como as Nações Unidades já definiu em 2010.
 
TRANSMISSÃO AO VIVO DA AUDIÊNCIA AQUI
 
  
PROGRAMAÇÃO DO FAMA 2018

DIA 17/03 – Sábado – Universidade de Brasília
 
Manhã
Mística de Abertura do FAMA e credenciamento
Assembleia Popular das Águas
Tarde
Atividades Autogestionadas: espaços simultâneos com várias temáticas e metodologias
Noite
Atividades Culturais
 
 
DIA 18/03 – Domingo – Universidade de Brasília
 
Manhã
Mística
Atividades Autogestionadas: espaços simultâneos com várias temáticas e metodologias
Tarde
Atividades Autogestionadas: espaços simultâneos com várias temáticas e metodologias
Noite
Atividades Culturais
 
 
DIA 19/03 – Segunda-feira – Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade
 
Manhã
Mística
Assembleia Internacional das Águas
Tarde
Mística de Abertura do Acampamento no Parque da Cidade
Plenária Unificada 1: Análise de Conjuntura
Noite
Ato Político e Cultural
 
 
DIA 20/03 – Terça-feira – Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade
 
Manhã
Mística
Plenária Unificada 2: Estratégias do Capital sobre os Bens Naturais e a Água
Tarde
Plenária Unificada 3: Experiência de luta e resistência
Assembleia de Mulheres e Água
Noite
Atividades Culturais
 
 
DIA 21/03 – Quarta-feira – Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade
 
Manhã
Mística
Assembleia de Povos e Comunidades Originárias e Tradicionais e Água
Plenária Unificada 4: Projetos dos Povos para a Água
Tarde
Plenária Unificada 5: Plataforma de lutas
Leitura dos documentos finais
Noite
Atividades Culturais
 
 
DIA 22/03 – Quinta-feira – Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade
 
Manhã
Ato Inter-religioso
Dia Mundial da Água: luta pela Água
FONTE: Comunicação CONTAG

Nenhum comentário: