terça-feira, 13 de março de 2018


IDEMA apresenta proposta de criação da APA das Carnaúbas

ASSECOM/RN12 Mar 2018 17:12

O diretor geral do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente - Idema, Rondinelle Oliveira, apresenta nesta terça-feira, 13/03, durante reunião ordinária do Conselho de Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (CONEMA), a proposta de criação de uma nova Unidade de Conservação Estadual, a Área de Proteção Ambiental (APA) das Carnaúbas. A área compreende aproximadamente 100.000 hectares junto ao vale fluvial do rio Piranhas/Açu, abrangendo parcialmente os municípios de Assu, Ipanguaçu, Afonso Bezerra, Alto dos Rodrigues, Carnaubais e Pendências, e incluindo sete importantes reservatórios hídricos do estado.
A criação da UC tem como objetivos manter o equilíbrio ambiental da área, conservar os ecossistemas e estabelecer instrumentos de gestão que possibilitem a preservação da caatinga, incluindo as florestas de Carnaúbas. A escolha pela categoria Área de Proteção Ambiental se deu através de estudos técnicos que identificaram a necessidade de equilibrar a preservação dos ecossistemas com o desenvolvimento econômico da região, que desenvolve atividades como agricultura, carcinicultura, extração salineira e petrolífera, dentre outras.
A reunião do CONEMA acontece nesta terça-feira, 13/03, às 9h, na Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH).

Nenhum comentário: