sexta-feira, 16 de março de 2018



Nova vacina combate a diarreia viral bovina

Única vacina viva contra a BVD disponível no mercado brasileiro
     
O pecuarista brasileiro já conta com uma solução contra a diarreia viral bovina (BVD), doença provocada por um vírus pertencente à família Flaviviridae, do gênero Pestivirus. A vacina Bovela foi apresentada pela empresa Boehringer Ingelheim Saúde Animal, sendo a única vacina viva contra a BVD disponível no mercado brasileiro.

Segundo a Organização Internacional de Saúde Animal (OIE), a enfermidade é uma das que tem maior impacto negativo na produção de carne e leite na pecuária mundial. No Brasil foram registrados casos em todos os estados. 
A doença é uma das mais difíceis de identificar devido a seus poucos sintomas clínicos. O vírus provoca problemas reprodutivos, afeta os sistemas digestório, circulatório, linfático e respiratório; além de causar a perda expressiva de peso e o nascimento de bezerros fracos devido à queda da imunidade, o que leva muitos animais à morte.
A nova vacina protege contra os dois tipos da doença: A do tipo 1 é mais comum na Europa, com pelo menos 16 subtipos identificados e a tipo 2, apesar de ser considerada ainda como uma enfermidade emergente, já registra altos índices de mortalidade que vão de 30 a 50% segundo a Animal and Plant Health Agency (AHVLA).

Fernando Dambrós, médico veterinário e gerente de Produtos da empresa, afirma que a vacina é composta com a tecnologia exclusiva L2D (Live Double Deleted–Viva Duplamente Deletada). “Esse é um fator essencial para o controle eficaz desta doença silenciosa e traiçoeira que causa tantos prejuízos para a pecuária brasileira”, explica.
O veterinário acrescenta ainda que a Bovela protege os animais durante 12 meses e pode ser utilizada em bovinos de todos os status reprodutivos, exceto touros reprodutores. Ela pode ser aplicada a partir dos três meses de idade e estará disponível no mercado a partir de março desse ano. 

Nenhum comentário: