quinta-feira, 15 de março de 2018

Suplemento mineral é importante para a saúde e desempenho dos bovinos 

boi no cocho 1A falta de nutrientes pode comprometer a saúde dos animais e o seu desempenho. Nas regiões onde os pastos são pobres em minerais, o produtor precisa encontrar alternativas para alimentar melhor seu rebanho. Uma delas é adubar as pastagens com os minerais que estão em falta. Outra, mais simples e mais barata, é fornecer minerais direto para os animais. Mas eles devem receber apenas os elementos que estão em falta nas pastagens.
Com a mineralização, os animais dão muito mais lucro para os produtores pois se desenvolvem melhor, produzem boas carcaças, aumentam sua fertilidade, têm maiores taxas de parição, ganham mais peso em menos tempo, têm crias saudáveis e produzem mais leite.

O pesquisador Francelino Goulart, explica, qual é o melhor período para o fornecimento do suplemento mineral ao rebanho. A época chuvosa é mais favorável para a mineralização dos bovinos porque os animais aproveitam melhor a suplementação -, afirma. Mas Goulart lembra também que a melhor época para o fornecimento do suplemento mineral depende muito das categorias animais, sendo diferente quando se trata de vacas leiteiras e garrotes, por exemplo.

Nenhum comentário: