sexta-feira, 4 de maio de 2018

Agricultor deve ter mais cuidado com a florada do algodão para melhorar a safra

algodão floradaPara isso, cuidados específicos a partir da fase de formação dos botões florais do algodão, que ocorre aproximadamente entre 30 e 40 dias após a germinação, são indispensáveis. A taxa positiva de pegamento da florada, no algodão, é de, em média, 40%. Ou seja, 60% das flores geradas na planta sofrem queda ao longo do ciclo, impedindo a formação das plumas. Dessa maneira, melhorar esse desempenho para percentuais mais altos pode significar um alto incremento em produtividade.
De acordo com o engenheiro agrônomo Fransérgio Batista, gerente técnico da Alltech Crop Science, para favorecer o pegamento da florada, “é importante que o produtor trabalhe com uma população de plantas apropriada e também faça uma complementação de nutrientes, nessa fase, principalmente com cálcio, boro e magnésio”. O especialista destaca que para uma melhor absorção destes nutrientes é essencial que eles sejam associados a aminoácidos como arginina e alanina.
“O cálcio e o magnésio, por serem cátions (terem carga positiva), têm a necessidade de ser complexados, para que não fiquem retidos na superfície da planta. Dessa maneira, as cargas se tornam neutras, facilitando a entrada no vegetal”, explica. Uma vez absorvidos pela planta, esses aminoácidos também terão efeitos sobre o metabolismo, ativando o seu funcionamento e estimulando a florada, por exemplo.
Além disso, ele ressalta que a indução do florescimento é promovida por hormônios, em especial o chamado de “citocinina”, então é essencial atenção a esse ponto. “Aplicar uma dosagem equivocada de hormônios pode gerar um problema de desequilíbrio no vegetal, por isso indicamos o uso de precursores hormonais inespecíficos. Por meio dessa tecnologia, a planta se auto regula e terá autonomia para produzir os hormônios que ela precisa especificamente naquela fase, na quantidade necessária, mantendo o balanceamento hormonal”, aponta.

Nenhum comentário: