segunda-feira, 14 de maio de 2018

Assistência da Emater-RN promove o acesso a crédito do Pronaf para agricultor



Através da atuação da Emater-RN, elaborando projetos de crédito, familiares podem acessar diversas linhas de financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para investir em custeio ou em infraestrutura para a produção.
Foi o que aconteceu com o agricultor familiar Luciano Teixeira Campos, do município de Macaíba, que adquiriu um trator por meio do Pronaf Mais Alimentos. O projeto foi elaborado pela Emater-RN, escritório Local do município e contratado pelo Banco do Brasil. O valor do investimento foi de R$ 111.000,00, que será pago em 10 anos. O pagamento é anual, feito em 8 parcelas, com carência de 2 anos para o 1° pagamento.
O acesso ao crédito é um componente fundamental para que as famílias de agricultores possam investir na sua produção, aumentar a produtividade e reduzir os custos, visando a elevação da renda familiar.
O agricultor Luciano Teixeira explora a propriedade juntamente com seu pai, Paulo Lopes e irmãos, em regime de comodato, uma área de terra denominada Fazenda Primavera, localizada na comunidade rural de ‘As Marias’, na zona rural do município de Macaíba.
Tem como principal atividade a bovinocultura de leite, com produção diária de 300 litros de leite, comercializados na capital, Natal. E planta ainda na propriedade feijão, milho e mandioca, essa última cultura é a principal fonte de alimentação do seu rebanho e é cultivada numa área em torno de 12 hectares.
A aquisição do trator possibilitará o aumento da produção de mandioca, com ampliação da área plantada, além da diminuição nos custos para a produção, diminuição do esforço, dispensando o aluguel de terceiros para o preparo do solo, transporte e outros tratos culturais, da mandioca.
Participaram da entrega do veículo, que aconteceu na propriedade do sr. Luciano Teixeira, o assessor regional de crédito e elaborador do projeto, Nelson Eugênio, Sebastião Veras Barreto, gestor regional, Francisco Fernandes Maia, secretário municipal de agricultura, o gerente da agência do Banco do Brasil de Macaíba, Robson, e o representante da Massey Fergusson, Ricardo.

Nenhum comentário: