terça-feira, 1 de maio de 2018

Embrapa lança novas tecnologias na Agrishow no ano de comemoração de seu 45º aniversário


Ao comemorar 45 anos de criação, a Embrapa participa, entre os dias 30 de abril e 4 de maio, da 25ª edição da Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação – Agrishow, em Ribeirão Preto, SP. A empresa vai lançar novas tecnologias, publicações, assinar contrato de parceria e apresentar diversas soluções tecnológicas de seis Unidades de Pesquisa.
No dia 30, às 14h, serão lançadas cinco tecnologias no estande da Embrapa. Entre os lançamentos figuram novas soluções tecnológicas que contribuem para o desenvolvimento da agropecuária, como o MicroActive, fertilizante desenvolvido à base de nanotecnologia, uma tecnologia pioneira no País de fertilizante completo. Também serão lançadas duas novas tecnologias para a pulverização de produtos para controle fitossanitário. O acessório de eletrificação de gotas para uso em pulverizadores costais hidráulicos e o acessório de eletrificação de gotas por indução em pulverizadores tratorizados com turbina de ar, para uso em culturas arbustivas e arbóreas.
O fertilizante MicroActive
Desenvolvido em parceria com a Produquímica/Compass Minerals, a Embrapa Instrumentação (São Carlos, SP) informa que a novidade do fertilizante está na formulação de micronutrientes, em grande concentração que recobre de forma homogênea grânulos dos macronutrientes nitrogênio, fósforo e potássio (NPK).
Em ensaios realizados nas culturas de soja, milho e feijão o MicroActive já apresentou ganhos de produtividade de 9% frente às demais fontes de micronutrientes utilizadas nas formulações NPK. A tecnologia pioneira vai fornecer ao agricultor um único produto para aplicar na lavoura, com nutrientes balanceados e potencial de aumento da produtividade e redução do número de aplicações de fertilizantes.
Acessórios para pulverização eletrostática
A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), em parceria com a empresa Magnojet, desenvolveu um acessório de eletrificação de gotas para ser usado em pulverizadores costais comuns. A previsão é que o sistema hidráulico comum, quando convertido, agregue ao processo 30% a 60% de aumento de deposição nas plantas. A solução leva a tecnologia de pulverização eletrostática, até então dependente de altos investimentos, ao pequeno produtor rural.
Já o sistema de eletrificação de gotas por indução para pulverizadores tratorizados com turbina de ar, diferentemente dos sistemas eletrostáticos disponíveis no mercado, é indicado para culturas arbustivas e arbóreas, e foi desenvolvido pela Embrapa em parceria com a FM Copling de Araraquara, SP.  Com um sistema de sensores que reconhece a planta alvo, o sistema possui ventilador para induzir o ar e otimizar o fluxo de gotas eletricamente carregadas no interior da massa de folhas, proporcionando uma excelente cobertura e distribuição. As tecnologias vão propiciar que produtores da agricultura familiar e fruticultores, respectivamente, tenham acesso à pulverização eletrostática para o controle fitossanitário de suas culturas.
AGLIBS e Plataforma SpecSolo
A Embrapa Instrumentação (São Carlos, SP) e a Agrorobótica desenvolveram uma tecnologia pioneira, utilizando laser e inteligência artificial para dar escala às análises de solo realizadas em laboratório. O AGLIBS 1.0 integra soluções inovadoras em georreferenciamento, analisa 1.500 amostras por dia em tempo real, fornecendo dados da textura, pH e quantidade de carbono, sem gerar resíduos químicos. A tecnologia utiliza a espectroscopia de emissão óptica com plasma induzido por laser (LIBS), a mesma embarcada no Rover Curiosity,  robô da agência espacial norte-americana (Nasa), para descobrir a presença de água em Marte.
A Agrishow será ainda palco para o lançamento comercial da Plataforma Digital SpecSolo, que chega para revolucionar as análises de solo, reduzindo o tempo de obtenção do resultado para menos de um minuto. A tecnologia, desenvolvida por uma parceria público-privada entre a Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ) e o Instituto Brasileiro de Análises (IBRA), localizado em Sumaré, SP, traz competitividade e sustentabilidade para o produtor.
A SpecSolo integra soluções inovadoras em georreferenciamento de amostragem a campo, análise de solos por espectroscopia infravermelha e um assistente digital para auxiliar na elaboração de recomendações de fertilização e correção do solo. A Plataforma é uma das maiores inovações em análise de solos das últimas cinco décadas, reduzindo o tamanho da área necessária para efetuar a análise, ao mesmo tempo em que diminui o tempo de obtenção do resultado de alguns dias para apenas alguns segundos.
Apresentação de novas tecnologias
Durante a Feira, as Unidades da Embrapa apresentarão soluções em tecnologia da informação (TI) aplicada à agricultura.
A Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP) e parceiros demonstrarão aos visitantes tecnologias e serviços que apoiam as atividades agrícolas. Entre eles estão os aplicativos Agritempo GIS, que permite o acesso a informações meteorológicas e agrometeorológicas dos municípios e Estados brasileiros; a Roda da Reprodução, um aplicativo que facilita a gestão do rebanho leiteiro e o Códex, que permite acesso a vídeos informativos sobre sistemas de informação georreferenciada e softwares da Embrapa, para apoiar os proprietários e empreendedores rurais na adequação às exigências do Código Florestal.
Será apresentado ainda o sistema Agroideal, ferramenta de inteligência territorial que integra uma série de dados e indicadores socioeconômicos e de sustentabilidade relativos à adequação agronômica, mudanças no uso do solo e outros impactos ambientais; a Infoteca-e, serviço de informação tecnológica em agricultura; o Sistema de Análise Temporal da Vegetação (SATVeg), que permite a observação de séries temporais de índices de vegetação por imagens de satélite, além do WebAmbiente, sistema para auxiliar a tomada de decisão na adequação ambiental da paisagem rural e que contempla o maior banco de dados produzido no Brasil sobre espécies vegetais nativas para recomposição ambiental. Além destas tecnologias, o WebAgritec, que visa auxiliar o produtor na tomada de decisão, reduzindo os riscos inerentes à produção agrícola.
A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) apresentará duas tecnologias: a RenovaCalc, ferramenta similar a uma calculadora que permitirá medir a eficiência ambiental dos biocombustíveis, vai servir de referência para definir os chamados créditos de descarbonização previstos no RenovaBio e o aplicativo Agrotag, capaz de realizar a coleta de dados e informações das propriedades que, uma vez processadas na base de operações, retornam à cadeia produtiva ou interessados em agricultura de baixo carbono como informações estratégicas diretamente nos celulares ou tablets.
Já a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF) apresentará duas tecnologias de ponta, o Embrapa-Carbom e a pastilha para controle da broca do rizoma da bananeira.  A primeira, associa um extrato vegetal nematotóxico formulado pela Embrapa com um biofertilizante. A estratégia da tecnologia Embrapa-Carbom Brasil é fundamentada na associação de extrato vegetal de alta especificidade para o controle de fitonematóides e biofertilizante resultando em uma tecnologia verde, comprovadamente termoestável (após exposição a 50º C), não citotóxica, não fitotóxica e exibe baixa ação contra organismos não-alvo na concentração que controla o fitonematoide.
Já a segunda tecnologia é um dispositivo liberador em forma de pastilha com dupla função para o controle da broca do rizoma da bananeira (Cosmopolites sordidus), criado pela Embrapa e pelo CABI (Centre for Agricultural and Biosciences International) na Inglaterra, a partir da combinação de um fungo entomopatogênico e um feromônio específico de atração de insetos. Essa combinação foi testada em laboratório e ficou comprovada a eficácia do composto para o controle da broca do rizoma, uma das principais pragas da bananeira e que causa danos diretos aos rizomas, e até mesmo a queda das plantas, além de favorecer a invasão por outros patógenos.
Assinatura de convênio
A Embrapa e a Fundação Banco do Brasil assinarão convênio para a realização do projeto “Disseminação, ampliação e aplicabilidade da Fossa Séptica Biodigestora como Tecnologia Social de Saneamento Básico Rural – Ações nas Regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul”, desenvolvido pela Unidade Instrumentação (São Carlos, SP).
Lançamento de publicações
A Embrapa Territorial (Campinas, SP) e a Metalivros lançam o livro “Tons de Verde: a sustentabilidade da agricultura no Brasil”, de autoria de Evaristo de Miranda, chefe-geral daquela Unidade de Pesquisa. O evento acontece no estande da Climatempo, no dia 2 de maio, às 14h30. A obra apresenta uma face ainda pouco conhecida do agro nacional: a sustentabilidade ambiental e reúne dados e fatos como a preservação da vegetação nativa em milhões de imóveis rurais brasileiros.
Ricamente ilustrado, o livro apresenta em 10 capítulos as áreas protegidas e preservadas do Brasil, proteção e preservação ambiental, agroenergia renovável, cultivar a terra sem arar, intensificação tropical, integrações agropecuárias e florestais, industrialização do uso de agente biológicos, pecuária verde e reciclagem em larga escala, diversidades e singularidades.
Palestras 
O secretário de Inteligência e Relações Estratégicas da Embrapa, Renato Rodrigues, fará uma apresentação sobre o sistema Integração Lavoura Pecuária Floresta-ILPF, no dia 1º. de maio, às 13h30, no auditório do IAC. O secretário foi convidado pela Embaixada da Suíça para integrar uma comitiva de 60 pessoas daquele país, chefiada pelo Ministro da Economia e Agricultura.
Evaristo de Miranda apresentará também em uma palestra as características da nova agricultura 4.0 e discutirá em que condições o chamado big data pode ajudar o produtor rural. Ele será um dos palestrantes do Agroclima Show, fórum sobre o clima e impactos no agronegócio, promovido pela Climatempo, no dia 2 de maio, no espaço da Arena do Conhecimento.
A pesquisadora da Embrapa Informática Agropecuária Luciana Alvim vai fazer uma palestra sobre pesquisas e tendências em TI para a agricultura – Agricultura Digital: desafios e oportunidades – no dia 3 de maio às 10h45, no Centro de Pesquisa da Cana.
Além de Rodrigues, Miranda e Luciana, serão conferencistas no evento o presidente da subsidiária brasileira da Hughes Communications, Rafael Guimarães; a diretora de projetos do Labs Climatempo, Danielle Bressiani; a meteorologista Patrícia Madeira e o consultor de marketing José Luiz Tejon.
Apresentações
Além destes eventos, serão apresentados também na Agrishow 2018 pela Embrapa Territorial os primeiros números da preservação ambiental dentro dos imóveis rurais brasileiros atualizados com dados deste ano do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar). O primeiro estudo feito pela Embrapa, com base nas informações inseridas no sistema até janeiro de 2017, identificou 177 milhões de hectares destinados pelos agricultores à vegetação nativa. Essa área corresponde à 20,5% do território nacional. Um ano depois, cerca de 1 milhão de novas propriedades foram cadastradas no sistema e, pela primeira vez, há dados do Espirito Santo e Mato Grosso do Sul.
Também na feira, a Unidade de Pesquisa apresentará o Sistema de Inteligência Territorial Estratégica da Macrologística Agropecuária Brasileira. Lançada em março no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a plataforma online mostra as origens, os caminhos e os destinos dos principais produtos da agricultura e da pecuária nacionais.
O sistema fornece dados sobre áreas de produção, identifica gargalos e oportunidades de investimentos logísticos, atuais e futuros, para ampliar a competitividade das dez cadeias que representam mais de 90% da carga agropecuária do País: soja, milho, café, laranja, cana-de-açúcar, algodão, papel e celulose, aves, suínos e bovinos. Entre elas, destaca-se a cana-de-açúcar, cultivo que ocupa a maior parte das terras na região de Ribeirão Preto, SP, onde acontece a Agrishow.

Nenhum comentário: