sexta-feira, 18 de maio de 2018

O Brasil terá os próximos dias de baixa temperatura podendo até gear

frioO frio do outono está atrasado, mas chega com bastante força sobre a América do Sul neste próximo fim de semana com uma grande e forte massa de ar polar. A previsão é de que esta massa polar se divida em dois centros e um deles se desloque para o norte da Argentina. É esta trajetória especial que vai fazer com que o ar frio chegue com mais força ao Brasil e se espalhe por mais áreas pelo interior do país. A região onde o ar frio será mais forte, vai passar sobre a Região Sul e sobre parte da Região Sudeste entre os dias 21 e 23 de maio fazendo a temperatura cair muito.
Esta forte massa de ar de origem polar vai fazer grande parte do Brasil esfriar muito e também vai reduzir a disponibilidade de umidade no ar, o que vai afastar a chuva por vários dias. Mas tudo isto é normal para esta época do ano. Com o ar polar chegando ao Brasil de forma continental, sem se misturar com a umidade do mar, o poder de resfriamento será maior. A queda da temperatura no centro-sul do país a partir do dia 19 de maio será a mais intensa e duradoura de de 2018, até agora. É frio para fazer a temperatura ficar abaixo de zero na Região Sul, para ocasionar geada nos estados do Sul, incluindo a Grande Curitiba, mas também não se pode descartar uma possibilidade de gear no sul de Mato Grosso do Sul, no sul de São Paulo e na Serra da Mantiqueira.

Entre os dias 19 e 23 de maio, a passagem desta massa de ar de origem polar deve estabelecer novos recordes de frio para todas as capitais da Região Sul, do Sudeste, do Centro-Oeste, além de Porto Velho e de Rio Branco. A madrugada do sábado, 19 de maio, já será muito fria e com possibilidade de recordes de menor temperatura do ano nas capitais Porto Alegre do Sul, em Campo Grande Grande e em Cuiabá. Mas as madrugadas do domingo, da segunda-feira e da terça-feira serão geladas no Sul do Brasil, em Mato Grosso do Sul e em São Paulo, e muito frias nas demais áreas do Sudeste, do Centro-Oeste, em Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas. De forma fraca, o vento frio de origem polar poderá chegar até em áreas do Pará, do Tocantins e do oeste da Bahia.

Nenhum comentário: