quinta-feira, 10 de maio de 2018



Seminário Técnico da EMPARN discute biotecnologias na reprodução de bovinos


Seminário Técnico

Na manhã do dia sete (7) passado, na sede da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), aconteceu um seminário técnico para os pesquisadores e pessoal interno e convidados, teve uma palestra do médico veterinário João Batista Gondim de Araújo, chefe da Estação Experimental de São Gonçalo do Amarante (Fazenda Rockfeller), sobre o importante tema "Biotecnologias na reprodução de bovinos: vantagens e desvantagens para a EMPARN". Ele apontou os caminhos a serem adotados como estratégicos para a melhoria dos rebanhos bovinos da empresa estadual de pesquisa.
Localizada na Grande Natal, a Estação Experimental ocupa uma área de 465 hectares e abriga cerca de 200 animais bovinos, das raças Gir e Guzerá, além de vacas mestiças receptoras de embriões. O palestrante falou sobre as vantagens e desvantagens da inseminação artificial e sua importância para a ampliação da oferta de animais, principalmente, nos leilões realizados todos os anos nas feiras agropecuárias, quando são vendidos mais de 100 animais por ano, beneficiando a pecuária potiguar.
Entre as vantagens das biotecnologias de reprodução animal, João Gondim destacou o uso de sêmen de touros provados, redução de custos por dispensar a manutenção nas propriedades de reprodutores; evita a transmissão de doenças e o produtor rural obtém um rebanho padronizado e de melhor qualidade. Entre as desvantagens ele destaca a necessidade de pessoal habilitado, assistência técnica periódica; maior perda de cios e gastos maiores com mão de obra e equipamentos.
Antes de iniciar a palestra do seminário técnico, o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, José Simplício de Holanda, falou sobre a última reunião do Conselho Estadual das Empresas de Pesquisa (Consepa), onde foram abordados assuntos diversos, entre os quais as dificuldades financeiras da Embrapa e de empresas estaduais de pesquisa e de suas perspectivas. Está em discussão uma série de alternativas em todo o País para manter a estrutura em funcionamento, sem prejuízo à pesquisa agropecuária e o desenvolvimento do País nessa área. No caso da EMPARN, Simplício Holanda destacou que atualmente estão em andamento 12 ações, entre as quais, os projetos de palma forrageira adensada e irrigada, da implantação de novos cajueiros e de diversas parcerias.

Nenhum comentário: